Pedro e o Lobo & a Musicalização

Uma forma de tornar a vida valiosa é ter acesso a alguma forma de arte. Se não por fazê-la, ao menos por desfrutá-la.

Com as ideias sobre musicalização argumentadas em um interessantíssimo texto que tive o prazer de ler, fiquei pensando em como proporcionar experiências lúdicas e instrutivas, que envolvam conhecimento musical de forma leve e agradável...

E assim, através de um agradável blog especializado em contar histórias para crianças (Fafa conta), tivemos acesso a uma obra admirável e belíssima. Uma versão da incrível fábula musical intitulada: "Pedro e o Lobo".

Esta fábula musical foi escrita em 1936, por um inspirado artista russo chamado Sergei Prokofiev, que tem a peculiaridade de apresentar cada personagem sendo representado por um instrumento componente da orquestra. Possibilitando assim uma familiarização com os instrumentos, seus sons, seus timbres, e características interligadas aos personagens que simbolizam. 

Está pérola tem sido encenada diversas vezes ao longo das últimas décadas, em todo o mundo, e originou farto material de versões para livros, teatros, desenhos animados e gravações de discos (incluindo uma gravação nacional da Orquestra Nova Sinfoeta, regida pelo Maestro Roberto Tibiriçá, e narrada pela Rita Lee).

Porém, um vídeo protagonizado pela Orquestra Nacional da França, regido pelo maestro Daniele Gatti, proporciona cores, formas e sons indeléveis aos personagens, que a partir desta apresentação se tornam inesquecíveis.


E o melhor foi poder não apenas apreciar esta história musical, aprender e massagear a alma e a mente, mas ver o interesse de Bia pelo vídeo, querendo assistir outras e outras vezes, falando sobre os personagens e os instrumentos e, sentir uma pequena realização por apresentar algo tão belo, proporcionar um pouco da desejada introdução a musicalização, e perceber que agradou a ela.💗🎶

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Superpai é a Mãe!!

Masculino & Feminino

Masha & Bia

O pai feliz de todo dia!

Cafuné

MPB - Música Para Brincar

ConVIVER com EPILEPSIA, sem pré-conceitos

Que o tempo não passe

Fragilidade

Opinião