Masculino & Feminino
Eu lembro que, desde pequeno, uma canção do Pepeu Gomes (excepcional guitarrista) que dizia: "...sou masculino e feminino", chamava minha atenção tanto pela obviedade da letra quanto pelo contraste entre o que ela dizia e o que eu verificava no dia a dia.
Depois que a Bia chegou, alguns sentimentos foram se intensificando e fui relembrando episódios da minha vida, observando com mais atenção e desgosto a forma como os meninos são (mal)criados, de forma geral, e os lamentáveis homens que eles vêm a se tornar quando crescem. Perpetuando uma necessidade de segregar o que é "coisa de homem" do que é "coisa de mulher".
Afinal, todos comemos, portanto todos devemos aprender a cozinhar (alguns vão se sair melhor que outros, evidentemente, mas isso independe do sexo). Da mesma forma, todos precisamos manter a casa - ou qualquer ambiente onde se esteja - limpo e ordenado para que seja possível o bom convívio, portanto, todos devemos cuidar igualmente do local onde estamos.
Os exemplos são inúmeros, e por incrível que possa parecer, todos conhecemos pessoas (não apenas idosos) que vivem como se ainda estivéssemos em uma época em que era comum o homem prover a casa com o dinheiro (importantíssimo!) do trabalho que o mantinha fora de casa durante todo o dia, enquanto TODAS as demais funções de cuidados de casa, dos filhos e de tudo mais ficava nas costas da 'dona de casa' que 'só ficava' em casa o dia todo.... acredito que essa página da história já passou para muitos de nós!!
Que tal exemplos, simples, para um convívio harmonioso e igualitário, respeitoso e educado, seja para meninos ou meninas:
Se usou, lavou!
Pronto!
Pronto!
Se quer, pega!
Feito!
Se tirou, coloca!
Beleza!
.....sei que ainda vai levar muito tempo para chegarmos ao óbvio.... mas acredito que devemos seguir procurando ajustar os relacionamentos... e a receita é basicamente: EDUCAÇÃO!
Afinal, em uma sociedade com tanta coisa para ser melhorada, a educação é o único (longo) caminho.
Como exemplo inspirador, segue (abaixo) um link com uma reportagem de uma escola que está tentando seguir por esse caminho:
OBS: ...e isso tudo não tem nada a ver com orientação sexual .
Comentários