A propaganda é a alma do negócio
Vivemos dias de opiniões e polêmicas...
....e uma destas questões está relacionada à proibição de
publicidade dirigida às crianças.
Entre os que são contra ou a favor, fico com meu relato no que tange à alimentação.
Senão, vejamos: costumo ir ao hortifruti com a Bia desde
quando ela era bem menorzinha - quando ainda precisava do parceiro sling - porque atualmente ela já vai andando mesmo, ou
então vai sentada dentro no carrinho de compras. Fato é que sempre vamos comprar
frutinhas e legumes (que estão cada vez mais caros $$) e voltamos com as
bananas, melancias, batatas e abobrinhas...
....mas eu nunca reparei nenhuma
associação a imagens de personagens infantis nestes produtos... como a “berinjela
da peppa”, o “chuchu do minion”, ou a “beterraba
da luna”.
Já quando vamos ao supermercado (onde ela também curte ficar
dentro do carrinho de compras) abundam as embalagens coloridas, com personagens
carismáticos. Convidando efusivamente as crianças a consumirem produtos que invariavelmente não auxiliam muito na nutrição da gurizada, mas ajudam um
monte na aquisição de colesterol extra, açúcar desnecessário, corantes,
acidulantes, conservantes e outras bugigangas alimentícias que vão educando o
paladar da mulecada.
A ideia aqui não é fazer discurso panfletário, nem dizer que os
produtos do hortifruti são melhores, não mesmo... sabemos bem que eles vem com
conservantes, agrotóxicos e outros itens inimagináveis, mas é a constatação de que na nossa
sociedade de “consumo-ostentação”, não serve “apenas” comer a batata cozida ou
um purêzinho..."tem" que comer aquela “batata frita que vem com o hambúrguer e refrigerante que a criança ganha com o boneco daquele filme que ela não viu, mas
todos os coleguinhas tem...”😔
Portanto, comam bem e sejam firmes, pois criança não é brincadeira" E o entorno faz pressão forte!!
As crianças são nosso reflexo, e somos o que comemos (Hipócrates teria dito isso, talvez..).
...o vídeo a seguir ajuda a pensar sobre o assunto....
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