Se eu fosse um peixinho, e soubesse nadar...


Um dos desafios dos pais é encontrar atividades para as crianças. Nossa proposta foi procurar uma atividade que concilie educação e movimentação; que gaste energia e ensine bons valores; que estabeleça uma rotina e seja agradável; que estimule e desenvolva.

E no auge dos seus quase três anos de vida, enfim Bia iniciou uma atividade que une todas estas nossas demandas e que, principalmente, ela a-do-ra: a NATAÇÃO!

(foto by mamãe)

Diversas são as vantagens deste esporte, tanto para adultos quanto para crianças. É uma atividade que movimenta todo o corpo, trabalha com a musculatura, a circulação, a respiração, os ligamentos, o equilíbrio, a coordenação, queima gordura....
e no calor que faz no Rio de Janeiro, não tem lugar mais gostoso para ficar do que dentro de uma piscina.

Pode-se discutir sobre a melhor idade para começar, a melhor época para fazer, os benefícios, os eventuais malefícios, mas o que importa é ver ela acordar diariamente toda empolgada para ir fazer natação, sair da piscina comentando o que ela fez dentro da água, que bateu os pés com força, como mergulhou, e tudo mais.

Pouco importa nesse momento se esta atividade física vai se tornar um esporte para ela, não é apenas lazer, mas não há qualquer teor competitivo envolvido, nem tampouco podemos esperar que este seja o início de uma “vida de atleta”.

Até porque ser atleta no Brasil é desaconselhável, nem mesmo sediando uma Olimpíada conseguimos vislumbrar uma sociedade na qual pessoas possam viver exclusivamente de ser um esportista, até porque nem locais para a prática de esportes são encontrados facilmente, mesmo se tratando de uma atividade bastante popular como é a natação. 

Como exemplo, temos o Estádio do Engenhão, oficialmente denominado Estádio Nilton Santos, que sediou o atletismo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que lotou as arquibancadas, que viu os recordes de Usain Bolt, e que hoje não tem nem sequer um espaço para as crianças correrem, muito menos um local para atletas treinarem e para realização de atividades profissionais

Triste e vergonhoso.


Mas fiquemos com a alegria e a pureza das crianças, e vamos deixá-las aproveitar a água, seja na praia, na piscina do clube ou no terraço, no tanque ou no banheiro, que elas possam brincar e se divertir!


...e no clima da água, uma musiquinha dos criativos, educativos e
divertidos amigos do 'Palavra Cantada":

Comentários

Rita Coura disse…
Muito bonm mesmo Fabs, a natação é um dos esportes mais completos e c isso os benefícios são enormes
Uma novidade, o Ricardo e a Raquel encomendaram a Manuela e ela chega en agosto. Vou indcar seu blog p o Ricardo. Hj vc é um expert no assunto ser pai. Bjks na Bia peixinho.
Bjs, Fabs

Postagens mais visitadas deste blog

Superpai é a Mãe!!

Masculino & Feminino

Masha & Bia

O pai feliz de todo dia!

Cafuné

MPB - Música Para Brincar

ConVIVER com EPILEPSIA, sem pré-conceitos

Que o tempo não passe

Fragilidade

Opinião