A propaganda é a alma do negócio


Vivemos dias de opiniões e polêmicas...

....e uma destas questões está relacionada à proibição de publicidade dirigida às crianças.


Entre os que são contra ou a favor, fico com meu relato no que tange à alimentação.





Senão, vejamos: costumo ir ao hortifruti com a Bia desde quando ela era bem menorzinha - quando ainda precisava do parceiro sling -  porque atualmente ela já vai andando mesmo, ou então vai sentada dentro no carrinho de compras. Fato é que sempre vamos comprar frutinhas e legumes (que estão cada vez mais caros $$) e voltamos com as bananas, melancias, batatas e abobrinhas... 

....mas eu nunca reparei nenhuma associação a imagens de personagens infantis nestes produtos... como a “berinjela da peppa”,  o “chuchu do minion”, ou a “beterraba da luna”.

Já quando vamos ao supermercado (onde ela também curte ficar dentro do carrinho de compras) abundam as embalagens coloridas, com personagens carismáticos. Convidando efusivamente as crianças a consumirem produtos que invariavelmente não auxiliam muito na nutrição da gurizada, mas ajudam um monte na aquisição de colesterol extra, açúcar desnecessário, corantes, acidulantes, conservantes e outras bugigangas alimentícias que vão educando o paladar da mulecada.

A ideia aqui não é fazer discurso panfletário, nem dizer que os produtos do hortifruti são melhores, não mesmo... sabemos bem que eles vem com conservantes, agrotóxicos e outros itens inimagináveis, mas é a constatação de que na nossa sociedade de “consumo-ostentação”, não serve “apenas” comer a batata cozida ou um purêzinho..."tem" que comer aquela “batata frita que vem com o hambúrguer e refrigerante que a criança ganha com o boneco daquele filme que ela não viu, mas todos os coleguinhas tem...”😔

Portanto, comam bem e sejam firmes, pois criança não é brincadeira" E o entorno faz pressão forte!!

As crianças são nosso reflexo, e somos o que comemos (Hipócrates teria dito isso, talvez..).


...o vídeo a seguir ajuda a pensar sobre o assunto....



Comentários

Lívia disse…
E está semana o STJ proibiu o uso de publicidade infantil em alimentos e vai ajudar muito aos pais. As crianças já sofrem influência dos desenhos animados no comportamento e na hora da alimentação querer a embalagem que tem o personagem estampado é o seu objeto de desejo. Dizer não a criança é fundamental, mas ele não precisa vir na hora da comida, só porque ela qr ter a embalagem colorida. Dentre os exemplos de desenho associado a comida, o melhor é a Magali, que come melancia, bolo, bala e tudo mais porque ama comer de tudo! Que suas idéias se espalhem! <3

Postagens mais visitadas deste blog

Superpai é a Mãe!!

Masculino & Feminino

Masha & Bia

O pai feliz de todo dia!

Cafuné

MPB - Música Para Brincar

ConVIVER com EPILEPSIA, sem pré-conceitos

Que o tempo não passe

Fragilidade

Opinião