Vou te contar um segredo...


Tenho lido, ouvido e pensado muito sobre crianças nos últimos tempos. 

Desde que a Bia faz parte de nossas vidas que tudo sobre criação de filhos passou a ser meu interesse prioritário (logo depois de ver os resultados da rodada...). 

E como eu tenho aprendido com ela!!

foto: Leandro Araujo


Por isso, depois de quase dois anos nesta rotina de refletir sobre criação de bebês, acho que já posso chegar a uma conclusão definitiva.

Sim!

É óbvio, é desalentador, é frustrante, mas por outro lado é....
desafiador e excitante!!!

Fato é que, felizmente, não existem receitas universais ou segredos infalíveis para criar nossos filhos.

Claro que existem as revistas, e atualmente os sites e blogs, especializados. Todos com algumas informações úteis e muita balela. Despejam inúmeras afirmações e exemplos de como fazer para que seu filho seja perfeito, viva dentro de um padrão esperado, cresça no tempo desejado, e se desenvolva igual aos demais bebês da mesma faixa etária. 

Além disso, tem aquelas dicas que as pessoas conhecidas, ou não, sempre têm para contar e mostrar que sabem como é ter um filho. Devo confessar que estes episódios são muito mais revoltantes e/ou engraçados (dependendo do seu estado de espírito na ocasião) do que as revistas, particularmente por causa do tom de menosprezo que estes “toques” têm com relação à minha posição de pai. Sim, pai sofre bullying, mas esse papo vai ficar para outro texto.

Enquanto muitos falam, eu procuro filtrar o que pode nos auxiliar e, principalmente, dar ouvidos à minha filha. Tentando sentir e perceber o melhor caminho que podemos trilhar juntos.





As comparações são inevitáveis, mas o importante é ter consciência de que cada criança tem seu tempo de desenvolvimento, sua personalidade, e não será como nenhuma outra, nem mesmo igual aos pais, e muito menos parecida com aquelas pessoas que insistem em querer se comparar à sua filha... 


...e vamos vivendo e aprendendo a jogar:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Superpai é a Mãe!!

Masculino & Feminino

Masha & Bia

O pai feliz de todo dia!

Cafuné

MPB - Música Para Brincar

ConVIVER com EPILEPSIA, sem pré-conceitos

Que o tempo não passe

Fragilidade

Opinião