Alma não tem cor.

Vivemos tempos curiosos... e muitas vezes, com relação a diversos assuntos, me pego pensando: "o que eu vou falar para minha filha?"

Ela é branquinha, cabelos lisos, olhos claros, e está sempre bem agitada, anda-correndo, adora pular, subir, escalar, pendurar, alegre e saltitante. Por essas características de personalidade, e por sua vivacidade, desde que ela se movimenta com alguma autonomia temos o hábito de chamá-la: "macaquinha", "Bia macaca"!

Porém, existe uma peculiaridade em nossa sociedade onde o abominável pré-conceito caminha junto a um reacionário saudosismo dos tempos em que ele mal era percebido por ser ainda mais usual do que o é atualmente. 

Assim, no dia em que minha filha, acostumada a ser chamada pelos pais de macaquinha, começou a brincar ingenuamente de pular, correr e subir com um menino negro - da mesma idade que ela - ocorreu uma situação que reflete nossos tempos: ela falou para o coleguinha que ele era um macaquinho igual a ela..., e eu fiquei preocupado.

Ela entendeu que por o menino estar fazendo tal como ela, também pode ser chamado de macaquinho, e isso nada tem a ver com a cor da pele, não apenas por ser algo que não chamaria atenção dela por não ter ideias pré-concebidas sobre cores das peles de pessoas ou animais, mas por ser algo absolutamente absurdo.



Correu-se um risco... e tive receio que tivéssemos algum mal entendido. Porém, a situação ficou entre as crianças e não houve qualquer desdobramento. Mas fiquei pensando em como explicar para minha filha que ela deve evitar falar que seu coleguinha é macaquinho... embora acredite que ela não deva evitar...

Pensando... lembrei de uma singela, genial, óbvia e necessária (ainda, infelizmente) canção chamada: "Alma não tem cor".

Por que na verdade é isso... alma não tem cor, como já dizia o grande André Abujamra e seu Karnak. Mas, como viver sem as amarras do pré-conceito em uma sociedade tomada pelos extremismos, pela ignorância e pela violência? 😒


Alma não tem cor (André Abujamra - Karnak)



Para não perder a oportunidade, sempre bom relembrar do genial e icônico:

Black or White (Michael Jackson)


Bem como de um fantástico dueto "Black & White", com música, letra e clipe maravilhosos, e super pertinentes!

Ebony & Ivory (Stevie Wonder & Paul McCartney)
  



OBS: Apenas com caráter informativo:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Superpai é a Mãe!!

Masculino & Feminino

Masha & Bia

O pai feliz de todo dia!

Cafuné

MPB - Música Para Brincar

ConVIVER com EPILEPSIA, sem pré-conceitos

Que o tempo não passe

Fragilidade

Opinião