Antigamente que era bom, ou não...

Muito comum a ideia de que antigamente tudo era melhor. Apesar de toda tecnologia atual que trouxe inúmeras facilidades para a sociedade, alguns têm a sensação de que hoje é sempre mais difícil do que ontem.

Seja como for, a discussão é válida,  e cabem argumentos saudosistas, históricos, econômicos, sociais, e tudo mais, mas sempre estará permeando o aspecto pessoal, pois objetivamente parece ser difícil afirmar quando é (foi ou será) melhor.


Um aspecto indiscutível é o número de filhos nas famílias hoje em dia. As estatísticas comprovam que atualmente o número de filhos vem diminuindo consideravelmente no Brasil. Segundo o IBGE, na primeira década deste século (2000-2010) as famílias tinham em média 1,9 filhos, ao passo que em meados do século passado (1940-1950) a média era de 6,1 filhos por casal.

Se hoje temos acesso a inúmeras possibilidades para educar, entreter ou simplesmente "se livrar" das crianças. Algumas gerações atrás, o acesso à informação era mais escasso, não havia tanto diálogo entre os pais, e muito menos destes com os filhos, as mulheres passavam mais tempo em casa com afazeres domésticos e cuidando das crianças, tinha-se menos liberdade de modo geral, etc. Porém, apesar de todas estas diferenças e de compreender que tudo é relativo, que comparações temporais não devam ser tomadas sem muito cuidado, nada me convence que ter muitos filhos hoje seja mais fácil do que era antigamente... Sempre foi, e parece que permanecerá sendo, um grande desafio!

Se temos mais informações, temos mais dúvidas, se temos mais tecnologia, temos menos tempo, se temos mais liberdade, temos mais perigos... se algo pode ser feito é buscar curtir cada momento sempre, pois o fato indiscutível é que não voltam, os filhos crescem, e depois com os netos já é outra história... 


Quando o cansaço começa a chegar e a paciência dá sinais de que está indo embora, geralmente lembro de minhas avós, que tiveram muitos filhos, e netos... e penso: ...se com uma filha estou assim, imagine se tivesse mais!😄

Por isso enalteço todas as mães e pais que criaram, e que criam, seus filhos (sejam quantos forem) da melhor forma possível, particularmente aqueles com cinco filhos (como minhas avós Waldina & Marlene ❤).

Parabéns e Muito Obrigado pela inspiração!


...e independente da quantidade de filhos, sempre desejando aprender com cada um, em cada situação, para tentar não repetir os erros (porque cometidos, eles serão). Pois, como já cantava Elis Regina, em uma música onipresente para mim, e que dá muito pano para manga neste e em outros assuntos: 

"...apesar de termos feito
tudo que fizemos
ainda somos os mesmos 
e vivemos como 
nossos pais..."







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Superpai é a Mãe!!

Masculino & Feminino

Masha & Bia

O pai feliz de todo dia!

Cafuné

MPB - Música Para Brincar

ConVIVER com EPILEPSIA, sem pré-conceitos

Que o tempo não passe

Fragilidade

Opinião