Capitão Fantástico - uma história



Música, livro, filme... artes de modo geral... podem emocionar e causar reações das mais distintas, dependendo do contexto, do momento, da pessoa... enfim, está relacionado a gosto, e acredito que gosto não é para discutir, apenas curtir e ponto.

E eu curti muito ao assistir a um filme chamado "Capitão Fantástico", que fez muito sentido para mim. Relacionado ao meu gosto, ao meu contexto, às minhas ideias e opiniões. Ele me emocionou e fez com que eu ficasse pensando... pensando...😔



A história e o desenrolar da trama eu não vou contar.....apenas recomendo o filme. Mas o contexto cabe aqui no blog porque alguns dos (diversos) assuntos abordados no filme estão diretamente relacionado com a forma como deveríamos nos preocupar em cuidar das nossas crianças.

💣  O que desejamos que as crianças sejam e tenham hoje, e em seus futuros?

💣 Quais são os ensinamentos que gostaríamos de passar para elas?

💣 Quais são nossos valores e quais deles nos orgulharíamos de ver em nossos filhos?

💣 O que é ser "normal"? Ou, o que é ser "diferente"?

💣 O quanto estamos dispostos a abrir mão pelos nossos filhos?

    
A emoção toma conta quando percebo que estas preocupações não são exclusivamente minhas, porém de um pequeno percentual da sociedade que procura não agir de forma passiva e preguiçosa. Que precisa lutar contra a força da grana e dos pré-conceitos, de uma rotina tacanha, medíocre e rasa, da competição e da ostentação, da falta de educação e respeito para com o próximo e o ambiente, do descuido com alimentação e com a saúde para ser igual a "todo mundo"... putz, são muitas batalhas...

Mas vale também para pensar que não é possível ser nenhum super herói, nenhum capitão fantástico. Porém, é possível e necessário ser o melhor que se consegue, dentro do que se acredita, e saber que vai fraquejar, que vai falhar, mas que vai continuar tentando oferecer o que entender que for de melhor e mais sincero para as crianças. 

Oferecer a melhor base e auxiliar para que elas construam um balão que possibilite a elas voar o mais alto que quiserem! Contra tudo e contra todos, com tudo e com todos que elas quiserem! 
(sabendo que para querer, tem que saber; e para saber, tem que estar disposto a aprender e a pensar...😏)





...e a música vai no embalo do filme, com uma das cenas mais surpreendentes, emblemáticas e emocionantes:


(sorry for the spoiler...😉)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Superpai é a Mãe!!

Masculino & Feminino

Masha & Bia

O pai feliz de todo dia!

Cafuné

MPB - Música Para Brincar

ConVIVER com EPILEPSIA, sem pré-conceitos

Que o tempo não passe

Fragilidade

Opinião