Melhor assim...
Dia desses uma propaganda na TV chamou nossa atenção por ter um
homem como protagonista para vender produto de limpeza. E mais, além de ter a
figura masculina cuidando do lar, ele – principalmente - era pai!
Essa abordagem é pouco
comum em nossa sociedade que - em grande parte - ainda insiste em manter a
ideia de ter a mulher como a "doméstica" e o homem como o
"patrão" (como minha falecida avó dizia de forma contrariada à
realidade que ela viveu...). Mas, além dessa demonstração de mudança de
paradigma no universo da propaganda (que pode não ser inédito, mas pouco comum
com certeza), o comercial contava a "história" de um homem que
cuidava da filha e da casa e trabalhava e...nada demais!!!
Apesar de esta ser
uma situação simples, normal, básica, cotidiana para diversas mulheres e homens, ela ainda é uma rotina vista por muitos como algo estranho, uma
situação diferente, quando protagonizado pelo homem (e tem sempre aqueles
comentários: “coitadinho do pai” ou, "que belo exemplo de pai"... Ah..!
Significa então que quando a mãe faz é visto como a "obrigação", mas
quando o pai faz é tido como "anormal"...).
Isso tá bom de
acabar... de mudar a partir de nossas atividades diárias e da forma
como encaramos e pensamos o mundo e a sociedade em que vivemos. Mas esse assunto, como
quase todos, passa pela educação....e ainda falta muito...
Para quem não viu,
segue o vídeo - do qual tenho diversas ressalvas - que aplaudo e
compartilho por fazer coro com esse mais do que atrasado pré-conceito dos
"lugares" e "afazeres" de cada um.
Obs. Apenas para esclarecer que não estamos ganhando nada do referido produto de limpeza para fazer propaganda (infelizmente...), mas vale para nos fazer pensar um pouquinho...😉
Comentários