O melhor presente para o dia das crianças é estar presente!


Se você tem crianças que deseja presentear, pensem com carinho em dar algo muito valioso: seu tempo!

O dia das crianças é uma data comercial e consumista (como todas as demais datas ao longo do ano, todo ano...). Mas é uma oportunidade perfeita para mostrarmos às crianças o que é um presente que vale de verdade, e exercitarmos o que desejamos passar como valores para elas.


As crianças, cada vez mais, se acostumam que em datas como aniversário, natal, dia das crianças, ou quando tem vontade, devem ganhar os presentes “mais legais”, aquele da propaganda, aquele que o colega ganhou, aquele que vai fazer com que ele se sinta...   se sinta... se sinta como? O que você deseja que a criança sinta?

Como será bom quando ao invés de simplesmente darmos um jogo de tabuleiro caro, nós jogarmos jogo da velha junto com a criança. No lugar de um jogo eletrônico caro, simplesmente contar uma história ou pintar com ela uma tela em branco com tintas coloridas. 


                                                                                   (https://minutocrianca.wordpress.com)

Nada daquela boneca que fala, anda, chora, faz xixi e custa caro.... vai ser muito mais legal fazer uma boneca de tecido e convidar a outros bonecos amigos para um lanche na casinha imaginária construída com uma caixa de sapato. Aliás, roupa também é outro apetrecho que não precisa ser o mais caro, desde que não seja muito vagabundo, porque se a criança for daquelas que brinca, a roupa vai ficar toda suja e manchada logo-logo (tomara!).

Tem crianças que ganham tantos brinquedos que não conseguem brincar com todos, isso não parece ser valorizar o que se tem e o que se recebe. Outras, que tem tantos jogos eletrônicos e tablets que vivem frustradas quando “passam de fase” muito rápido ou quando acaba a luz. E geralmente, se demorar muito a passar de fase elas também reclamam e desistem do jogo porque se acostumam a achar que só é bom o que é fácil. Ah! Elas não sabem que quando falta luz, brincar de sombras e contar histórias pode ser muito legal.

Por isso, pode ser bom investir o tempo em tornar as crianças menos eletrônicas e mais criativas, menos passivas e mais participativas e alegres. Converse, contemple, brinque junto, auxilie a ela a pensar, refletir, desejar, almejar, imaginar. Pois, somos responsáveis pelo presente que damos!


E na dica musical: 
uma animação para música “Bola de meia, bola de gude”, 
com Milton Nascimento nos lembrando 
de que seremos crianças a vida toda, se valermos a pena...

Comentários

Ser pai é ...
Ser apenas uma criança e brincar com os filhos.
Anônimo disse…
Valeu Fabiano vou tentar aproveitar mais o meu dia das crianças
Mario Gatti disse…
Atitudes humanizantes, brincar simplesmente com a criatividade. Os país à dedicar tempo e partilhar alegrias e recuperar o real papel, estado de ser e estar criança, juntos em sua plenitude. Brincar, simplesmente, ser criança ... bjs a vcs três

Postagens mais visitadas deste blog

Superpai é a Mãe!!

Masculino & Feminino

Masha & Bia

O pai feliz de todo dia!

Cafuné

MPB - Música Para Brincar

ConVIVER com EPILEPSIA, sem pré-conceitos

Que o tempo não passe

Fragilidade

Opinião