Difícil é o nome....


Uma das maiores dificuldades com a qual o vivente se depara logo depois de descobrir que está esperando um filho é escolher um nome. Mas tem que ser um bom nome. De preferência um daqueles que possa vir na latinha da coca-cola…

Tivemos sorte! Pois nossa filha nasceu e não tivemos nenhum tipo de problema nesse sentido porque escolhemos o nome da Beatriz de comum acordo e com certa rapidez e facilidade (além de ser um nome e um apelido facilmente encontráveis nos rótulos da coca-cola). Mas se tivéssemos tido um menino o problema estava formado, pois não estávamos com a mesma convicção para um nome masculino…..




De certa forma, atualmente tudo ficou mais fácil desde que a nova campanha da coca-cola colocou garrafinhas com centenas de nomes, apelidos, e até alguns daqueles nomes que só eram encontrados nas garrafinhas de dolly…..


O pessoal da porta dos fundos já explicou essa história...



Mas… brincadeiras à parte… essa é realmente uma situação delicadíssima! 
Afinal de contas, o nome que se escolhe para o filho é como um ‘karma’, algo com o qual o indivíduo vai ter que conviver durante toda a vida. Pode até ser um determinante para o destino da pessoa. Se o bebê receber o mesmo nome do pai, como fica? Vai ser Junior para sempre? Imagina o rapaz com 55 anos sendo chamado de Juninho…. Se os pais resolvem homenagear os avós então… ai..ai..ai.. podem sair combinações esdrúxulas.

Com o tempo, e o aumento no número de pessoas no mundo..., as opções criativas foram surgindo. Por exemplo, tempos atrás os jogadores de futebol - os craques - eram Pelé, Tostão, Zico... tinham apenas um simples, definitivo e inconfundível nome. Nos dias de hoje, os nomes compostos são encontrados fartamente, ao contrário dos craques... e assim vemos a proliferação de nomes como: Filipe Anderson, Gabriel Jesus, Marcelo Cirino, e outros.  

Enfim…. fato é que trata-se de uma responsabilidade (mais uma das várias envolvidas na aventura de ter um filho) muito grande dar nome aos filhos. O importante é que a criança seja amada e respeitada, e aprenda a respeitar e ser respeitado, para que o nome seja apenas um detalhe.


....e ... agradecemos ao Edu Lobo, ao Chico Buarque, e às interpretações (Milton Nascimento, Jorge Vercilo...) que tornaram essa canção marcante e nos ajudaram com o nome...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Superpai é a Mãe!!

Masculino & Feminino

Masha & Bia

O pai feliz de todo dia!

Cafuné

MPB - Música Para Brincar

ConVIVER com EPILEPSIA, sem pré-conceitos

Que o tempo não passe

Fragilidade

Opinião